segunda-feira, 27 de março de 2017

MEC Institui Doutorado Profissional

Depois de mais de 20 anos da criação dos cursos de Mestrado Profissional, o Ministério da Educação – MEC publica portaria instituindo os cursos de Doutorado também na modalidade profissional.

A Portaria 389 de 23 de março de 2017, foi publicada nesta última sexta feira (24/03/2017), fazendo a inclusão do doutorado dentre os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu na modalidade profissional com os seguintes objetivos: I - capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; II - transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; III - promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados; e IV - contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.

Os cursos de Pós-Graduação na modalidade profissional são cursos voltados a profissionais em exercício e, por esta razão, são mais flexíveis quanto às exigências de dedicação à pesquisa e produção em relação aos cursos acadêmicos.

Entendo que seja uma ótima oportunidade para os profissionais, tais como os da educação, dar continuidade a formação sem a necessidade de se ausentar de seus empregos.

Agora a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES terá 180 dias para publicar portaria regulamentando os cursos de Doutorado Profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.