quarta-feira, 1 de março de 2017

Garimpando formação e qualificação profissional na internet

Momentos de crise também são momentos para reflexão e observação das oportunidades. Vocês já devem ter escutado ou lido essa frase em diversos meios. Porém, como efetivamente podemos aproveitar os momentos de crise?

Como educador, é claro que a dica está associada à busca por melhor formação e qualificação para o trabalho.

A grana, o tempo e a distância não são impedimentos para quem realmente quer aproveitar as oportunidades de formação disponíveis na internet.

Em vários momentos, criticamos a internet como fonte de lixo digital e, de fato, continua sendo. Porém, devemos aprender a garimpar o que a internet possui de bom.

Como no Brasil as empresas ainda são muito apegadas a certificações, é importante fazer uma busca por cursos gratuitos que ofereçam o certificado.

Vamos destacar alguns exemplos:


Este é um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC destinado a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse 2 salários mínimos federais.

O PSG oferece cursos nas áreas do comércio de bens, serviços e turismo. Atualmente estão disponíveis cursos nas áreas de beleza, comercio, comunicação, design, educação, gastronomia, gestão, saúde, dentre outros.

Para esses cursos a seleção dos candidatos será realizada considerando os seguintes critérios: 

a) seleção por estado; 

b) seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas; 

c) classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato; e 

d) comprovação do atendimento da documentação exigida para a matrícula. 

As vagas estão sujeitas à disponibilidade nos estados. Outras informações poderão ser obtidas no portal do programa - http://www.ead.senac.br/cursos-por-area/gratuito/


O Sistema Universidade Aberta do SUS - UNA-SUS, criado em 2010 pelo Ministério da Saúde, se propõe a atender às necessidades de capacitação e formação continuada dos profissionais de saúde que atuam no SUS. Para tanto, conta com a parceria de 35 IES, além do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES e da Plataforma Arouca.


(3) Ministério do Trabalho e do Emprego – Intermediação de Mão de Obra

O Ministério do Trabalho e Emprego, no intuito de investir nas políticas de emprego e oferecer melhores serviços para a sociedade, disponibiliza um portal para que o trabalhador possa acessar as ações de Intermediação de Mão de Obra pela Internet. Para isso, é necessário ter, no mínimo, 14 anos de idade, informar o e-mail e os seguintes documentos PIS/PASEP/NIS/NIT, CPF, RG, CTPS e e-mail.

Neste portal o trabalhador também poderá realizar cursos de qualificação profissional. Para cada região do país existe um conjunto distinto de cursos ofertados.



O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT também disponibiliza um conjunto de cursos gratuitos de capacitação profissional.

São vários cursos nas áreas de educação, gestão, saúde, dentre outros.

Maiores informações poderão ser obtidas no site https://ead.sestsenat.org.br/cursos-disponiveis.

Esses são apenas alguns exemplos de instituições sérias que oferecem cursos de formação profissional. Com um pouco de interesse e disposição você poderá encontrar a oportunidade dos seus sonhos.

Vamos aos estudos?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.