segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Pesquisa revela impacto da leitura nas relações familiares

Em tempos de crise de valores, fragmentação das relações humanas, desamor, dentre outras características que possam ilustrar esse trágico momento da história do homem, no Brasil e no mundo, em que diariamente evidenciamos, nos diversos meios de comunicação, casos de pais que mataram filhos, ou filhos que mataram seus pais, irmão que tirou a vida de outro irmão, marido que matou a esposa etc., uma pesquisa revela que a leitura pode trazer impactos positivos nas relações familiares.

A pesquisa foi realizada em 2016 pela Faculdade de Medicina de Nova York, com a parceria do instituto Alfa e Beto, e contou com a participação de 1250 família de Boa Vista (RR).

O estudo revela que a leitura em família, além de estimular as habilidades linguísticas, ajuda a desenvolver as estruturas emocionais da criança e reforça a interação familiar.

Embora não tendo um aspecto inovador, visto que essa discussão aparece em diversos outros textos acadêmicos, tal como no artigo das pesquisadoras Rosilene dos Santos e Lucelia Rothermel (no qual afirmam que, com a leitura, “criam-se atitudes de respeito, solidariedade, sentimentos de valorização dos laços familiares, e ajuda o ser humano a satisfazer as suas necessidades de segurança, emocional, espiritual e intelectual ”), a pesquisa possibilita a constatação dessa tese em uma situação real.



Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.