terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

MEC divulga lista de beneficiados com o FIES

Nesta última segunda (13/02/2017) o Ministério da Educação – MEC divulgou a lista dos beneficiados com o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. Os pré-selecionados deverão finalizar a inscrição no SISFIES até as 23h59 do dia 20 de fevereiro de 2017.

Os candidatos não contemplados nessa primeira listagem entrarão automaticamente numa lista de espera. 

Após dar entrada das informações no SISFIES, o pré-selecionado terá 10 dias para validar as informações na Instituição de Ensino. Em seguida, uma vez validado pela IES, o candidato terá mais 10 dias para finalizar o processo com o agente financeiro (Caixa Econômica ou Banco do Brasil).

Além da redução do número de vaga no FIES o governo reduziu em quase 35% o teto do valor das mensalidades que passou a ser de R$ 5.000,00.

Os candidatos presentes na lista de espera deverão acompanhar diariamente o SISFIES, pois terão somente até o dia 03 de março de 2017 para finalizar a inscrição, caso sejam contemplados.

Para quem já possui o FIES, ou foi contemplado nessa edição de 2017, é importante ficar atento às regras para a manutenção do financiamento. O MEC disponibiliza em seu portal um FAQ (Perguntas Frequentes) com um conjunto de esclarecimentos que são vitais para que os alunos se mantenham no programa de financiamento estudantil.

A reprovação é um dos motivos que mais levam os estudantes a perder o FIES. Outro problema recorrente, que leva os estudantes a perder o FIES, é o esquecimento dos prazos para aditamento do financiamento, que deve ser feito semestralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.