terça-feira, 14 de maio de 2013

Dicas de Raciocínio Lógico para o Concurso do DEPEN


  De alguns anos para cá, a maioria dos concursos não coloca mais em seus editais os conteúdos específicos de matemática, limitando-se a relacionar vagos assuntos de um conjunto denominado por Raciocínio Lógico. 

  Em alguns concursos mais bem elaborados, as questões de raciocínio lógico exigem do candidato a capacidade de pensar logicamente, não sendo necessário o registro mental (decoreba) de fórmulas ou de técnicas operatórias. Neste caso, orientamos ao candidato que faça algumas observações acerca de tópicos da lógica, aperfeiçoando seu preparo por meio de resolução de problemas. 

  No entanto, algumas bancas elaboram editais lacunosos possibilitando a inclusão de questões de todo o tipo de assunto, acolhidas por nomenclaturas do tipo “raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais”. Como se diz por aí, “É o tudo e o nada em matéria de principalmente.” 

  Neste caso, fica difícil orientar os estudos, pois a abrangência de possíveis assuntos é muito grande. Porém, indicamos o caminho óbvio: buscar as questões dos concursos anteriores e analisar o comportamento da banca examinadora, dentro do mesmo nível de escolaridade. 

A seguir, apresento algumas das questões, com gabarito comentado, do concurso do DEPEN de 2009 – Agente Penitenciário Federal, organizado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - FUNRIO. 

Neste link, estou disponibilizando algumas das questões, com gabarito comentado, do concurso do DEPEN de 2009 – Agente Penitenciário Federal, organizado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - FUNRIO.

Repare que, no início do arquivo estão as questões sem gabarito, para que você possa treinar antes conhecer as respostas e as explicações.

Bons estudos!

André Assumpção


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Quem sou eu

André Luiz Monsores de Assumpção é matemático, educador, professor universitário e escritor. Mestre em Educação Matemática. Foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, Pro-Reitor de Graduação do Centro Universitário, Diretor Geral de IES e Gerente Acadêmico. Consultor educacional. Alice Soares Monsores de Assumpção é advogada, professora universitária e de cursos preparatórios para concursos, graduação e pós-graduação, assessora legislativa e consultora. Mediadora Judicial. Mestre em direito pela UERJ.